quinta-feira, 19 de março de 2009

Soberana vocação


Esta manhã continuei o estudo das cartas de Paulo e foi realmente uma grande bênção. A carta aos filipenses mecheu profundamente em meu coração e eu gostaria de compartilhar com vocês alguns dos momentos que tive com Deus nessa meditação.


O trecho que nesta manhã marcou meu coração foi a passagem da "soberana vocação".


Está escrito em Fp 3:13-14: Irmãos, quanto a mim, nao julgo havê-lo alcançado (a perfeição, ver vs anterior) ; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que aiante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.



Amados, no momento que eu li estes versículos parece que começou a fazer um reboliço dentro do meu interior. Vieram em meus pensamentos vários momentos da minha vida. Concumitantemente parece-me ter analisado tanto o meu passado quanto o meu presente e meus planos futuros de estar agradando a Deus e andar na Sua Presença.



As palavras de Paulo porém não são de fuga do passado, ou de fraqueza em relação a ele. São porém de enfrentamento e coragem. Ele encara o seu passado e o supera ao esquecê-lo pois está ciente das coisas que possui em Cristo: "todas as coisas se fiseram novas". Cristo deu à sua vida um novo parecer a respeito de tudo.



Então ele diz: Avançando para as coisas que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo. Os verbos avançar e prosseguir são chaves para entendermos o que ele queria dizer. Os olhos de Paulo agora estavam não mais no passado, não! mas sim na esperança que ele tem agora em Cristo: a esperança da glória. E nisso ele dedica a sua vida. No avanço, no prosseguimento em conquistar o prêmio que é a salvação.



O verso 16 completa: Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

E creio que este versículo fecha nosso pensamento ao dizer que devemos viver sobre o firme fundamento que temos em Cristo. É a nossa nova vida, o Seu Santo Espírito em nós, a salvação, a esperança da glorificação do corpo e vida eterna na morada celestial. Um "lugar" para sempre face a a face com Deus.

terça-feira, 17 de março de 2009

MARX ESTÁ MORTO, ENGELS TAMBÉM E EU ESTOU PÉSSIMO ...

MARX MORREU, ENGELS TAMBÉM MORREU, E EU ESTOU PÉSSIMO!!!

(Fotos tiradas do meu celular do adesivo)

Hoje (dia 16/03), logo após eu escrever esta última (e também primeira) meditação sobre o livro de Efésios, estava saindo para fazer meu cooper matinal (após tomar bastante guaraná em pó para dar o pique) eu saí do condominio para esquentar o corpo naquel animação que o guaraná nos dá e tal .. e de repente algo me chamou a
atenção: UM ADESIVO NO VIDRO DE UM CORÇA que estava estacionado de frente para o Condominio da moradia. Nele havia apenas uma frase em três linhas e um desenho de um rosto de uma pessoa ... atentei pra ele pra ver o que dizia.. suas primeiras frases diziam:

"MARX MORREU"

"ENGELS TAMBÉM MORREU" (veja na foto)

Então pensei comigo mesmo: tudo bem e entÃo pensei que estava fazendo alusão a morte dessas personalidades e em contra partida estariam falando da ressureição e vitória de Cristo, algo comum do tipo: "mas Jesus ressuscitou" ou "mas Jesus vive", ou algo parecido.

Porém para a minha surpreza não foi isso o que li..entao na segunda vez que atentei a última linha dizia: "E EU ESTOU PÉSSIMO". E só entao vi o desenho à esquerda da frase de uma pessoa com as mãos na cabeça em total desamparo.


E eu passei então a refletir sobre onde aquela pessoa havia colocado toda a sua esperança. Passei a imaginar o tempo que aquela pessoa passou confiando num regime que prometia mudar o mundo através de grandes revoluções políticas, nem para que isso fosse possível fosse preciso usar da força militar. Porém não quero me deter nesse assunto, até mesmo para não incomodar nossos amigos socialistas.

Entretanto uma questão eu tenho a levantar: Em que ou quem temos colocado a nossa confiança? Será que tem sido em idéias humanas, indagações e respostas filosóficas, ideologias, sistemas políticos, no sistema financeiro, ou nas nossas proprias finanças, ou porventura na nossa própria força?

O Salmista tem uma orientação a nos dar: "Israel, confie no Senhor!"

O eco do marxismo ainda se ouve em nossos dias. O sangue dos cristãos que foram torturados e morreram ainda clamam da terra. Ainda resta a lembrança da perseguição que este regime totalitário levantou contra o "ópio do povo" (teismo). Não somente ele mas outros filósofos e pensadores modernos como Freud previam um futuro próximo “livre” de todo atraso se referindo a Deus e a religião. Mas ao contrário dos verdadeiros profetas, suas falsas previsões foram engolidas pela verdade, pois nunca se buscou tanto a Deus como nos dias atuais.


Como dizem incansavelmente os meus tutores espirituais: a Verdade sempre prevalece. Levantam-se poderosos, abatem-se poderosos, levantam-se ideologias, sofismas, pseudo-ciências, políticas, e terão todos o mesmo fim! Porém a Verdade Vive e Reina acima de todos os céus!

Que possamos colocar sempre a nossa esperança na Verdade: Cristo, A esperança de que seremos glorificados com ele.

"Se é certo que com ele padecemos, também com ele seremos glorificados" Rm 8:17


segunda-feira, 16 de março de 2009

A Suprema Grandeza do Seu Poder

Neste início de ano, após terminar a leitura de toda a bíblia (terminei os profetas maiores que faltavam) propus no meu coração de fazer um estudo mais aprofundado do Novo Testamento principalmente das cartas paulinas. Estou aproveitando as aulas de N.T. III do Seminário para me auxiliar neste estudo pessoal. Já peguei alguns (ou vários comentários) e estou me divertindo e me deliciando com tanta sabedoria deste nosso Apóstolo querido. Seu conhecimento da Lei e de todo o Velho Testamento deu ao Novo Testamento toda a sabedoria celestial que era digno.

Ok, após esta pequena explicação, gostaria de iniciar a meditação. =D 
Terminei de ler Romanos, 1 e 2a Corintios, Galatas, mas não tive tempo para postar no blogger porém ao ler Efésios não pude me conter com o manjar espiritual que me alimentei hoje de manhã.
Então, vamos ao ponto: 
A primeira iluminação que gostaria de compartilhar foi a que consta em Ef 1:18-20: "iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais" e continua até o verso 23 falando da exaltação de Cristo.

Pois então, a oração que Paulo fez pelos seus leitores também me alcançou porque no momento que li este versículo meus olhos se abriram e eu pude entender acerca destes três aspectos da nossa realidade em Cristo: 
Primeiro - para saberdes qual é a esperança do seu chamamento
Segundo - qual a riqueza da glória da Sua (de Cristo) herança nos santos 
e Terceiro - qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos (ver também Ef.3:20)
Quero me deter porém no terceiro aspecto da nossa realidade em Cristo, que foi o que mais me chamou a atenção.
DEUS QUER QUE NÓS EXPERIMENTEMOS A GRANDEZA DO SEU PODER!!! O MESMO PODER DO PAI QUE RESSUSCITOU JESUS! QUE O EXALTOU ACIMA DE TODOS NO CÉU E NA TERRA E COLOCOU E O FEZ SENTAR À SUA DIREITA!
As vezes eu penso que Deus se importa conosco de maneira surreal! Na verdade sempre que tento compreender o Amor de Deus e Seu plano para nós eu penso isso. Se for pecado, eu já pedi perdão no último sábado em que orava, pois dizia: Senhor tu és muito bom acima da própria compreensão humana!
E mais adiante Paulo vai dizer em Ef.3:20 - que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos segundo o Seu poder que opera em nós!
SEGUNDO O SEU PODER QUE OPERA EM NÓS!
Nós temos participação na manifestação deste poder para o mundo! Pois é "Segundo opera em nós"! (parte c do verso) Nós (seu Corpo, a Igreja) somos o agente de transformação de Deus no mundo. Somos seus embaixadores, representantes etc. Aprouve a Ele nos escolher e nos usar para cumprir seu Plano.
O Cabeça do Corpo é Cristo. Ele dá o comando, porém nós obedecemos. Nós nos submetemos à Sua direção e manifestamos o Seu poder para o mundo. Para que todos vejam o Filho de Deus vivo, ressurreto e glorificado acima de todos os céus.

Tenho ainda mais duas considerações de Efésios que postarei em breve!!!