sábado, 22 de maio de 2010

Há Esperança para um Novo Tempo!



Há Esperança para um Novo Tempo!


Introdução:

a) Definição de esperança

Segundo o Dicionário Aurélio, Esperança é:

1. ato de esperar o que se deseja.

2. Expectativa.

3. Fé em conseguir o que se deseja.

4. O que se espera ou deseja.

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que a palavra esperança vem de duas raízes esperar + anca”. Dessa forma, Esperança significa “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé” e, em sentido figurado, “aquilo ou aquele de que se espera algo, em que se deposita a expectativa; promessa”.

Para nós cristão, sabemos que a única e verdadeira esperança é Cristo. “Cristo em nós a esperança da glória”. (Rm 5:2)

b) A esperança no Velho Testamento:

No Velho Testamento, a esperança do povo de Israel era a vinda do Messias. Essa vinda fora anunciada pelos profetas nos livros proféticos, históricos e poéticos.

Essa esperança estava firmada nas promessas de Deus de que

a) descendência de Davi não teria fim. E Que o trono será ocupado somente pela família de Davi.

Sl 2:6: Eu, porém, constituí o meu rei sobre o meu santo monte Sião (Sl 2.6); (2 Sm 7.13-14, 16).

b) Que Jerusalem nunca será destruída.

(Is 31.5). “Como aves quando adejam, assim o Senhor dos exércitos protegerá a Jerusalém; ele a protegerá e a livrará, e, passando, a salvará”.

c) - Sob a ordem do Messias, todos os inimigos serão destruídos.

(Sl 2.8-9). “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro”.

c) A esperança no Novo Testamento: a esperança messiânica se concretizou com a vinda de Cristo na Plenitude dos tempos (Gl 4:4). Cristo garantiu a nossa esperança ao Vencer a morte, o diabo e o pecado. Entretanto sua obra será consumada com nos aponta sua Segunda Vinda, quando levará sua igreja para a Gloria e ressuscitará os mortos.

AT: Deus nos dá esperança para um novo tempo.

ST: Vejamos QUATRO fatos que nos motivam ter esperança para um novo tempo.

PRIMEIRO FATO QUE NOS MOTIVA A TER ESPERANÇA:

1 – TEMOS A SALVAÇÃO,

I.1 - A Certeza do perdão:

Temos a certeza de que nossos pecados são perdoados mediante o arrependimento e confissão:

Provérbios 28:13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

1ª Jo 1:9: Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

I.2 - A certeza da vida eterna:

Muitas vezes, nossas emoções tentam nos enganar nos levando a questionar se de fato realmente somos salvos. Mas Deus, que promete a nossa salvação eterna, nunca nos engana. A Palavra de Deus nos garante que somos salvos:

1ª Jo 5:17: “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”

João 6:37: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora“.

I.3 - Podemos começar a desfrutar dessa vida eterna aqui no tempo presente:

a) Com paz e alegria:

(Romanos 14:17) - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

b) sem preocupações e ansiedades, pois podemos confiar em tudo nEle:

Fp 4:6 : Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

I.4 - Podemos confiar que em todas as situações que nos advém, Deus é soberano

Rm 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

I.5 - Podemos confinar que ele cuida da nossa saúde física e espiritual

Is 53:4-5

I.6 - Temos uma consciência limpa que nos dá esperança

Hb 10:21-23

21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

I.7 - Fomos libertos do pecado

1 Jo 3:9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.


SEGUNDO FATO QUE NOS MOTIVA A TER ESPERANÇA

2 - A Volta de Cristo:

II.1 - Cristo Voltará e arrebatará a sua igreja para Si

O Senhor Jesus Cristo, depois da Sua morte e ressurreição, “assentou-se à destra da majestade nas alturas” (Heb. 1:3), e hoje intercede por nós.

II.2 - Cristo prometeu que voltaria para nos levar para estar junto dele

(João 14:1-3) – Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

II.3 - O apostolo Paulo descreve o acontecimento – descerá do céu com alarido

1 Tessalonicenses 4.16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

II.4 - A maneira que Jesus voltará: da mesma forma que subiu.

“esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11).

II.5 - A Volta de Jesus está próxima

Ainda um pouco, e o que há de vir virá e não tardará” (Hebreus 10:37).

(Apoc. 22:20). Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

II.6 - O dia do Senhor virá como ladrão

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como ladrão de noite (1 Ts 5:2)

(I Tessalonicenses 5:1-7) - MAS, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. – Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; - Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

- Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; - Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

1 Ts 5:8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;

II.7 - Reinaremos com o Senhor

(II Timóteo 2:12) - Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;

II.8 - Reino de justiça

"Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (II Pedro 3:13)

II.9 - Reino de justiça, alegria e paz

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, masjustiça, paz e alegria no Espírito Santo”. (Rm 14 : 17 NVI).

II.10 - Um novo planeta – Haverá novo céu e nova terra

AP 21:1 - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

II.11 - Deus trará uma nova cidade para morarmos com Ele: a Nova Jerusalém

Ap 21:2 : E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

II.12 - Essa cidade é chamada também de tabernaculo de Deus com os homens

3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

II.13 - Nessa cidade não haverá mais sofrimento, não haverá mais choro, não haverá mais morte, nem dores.

A Nova Jerusalém é o nosso lugar de descanso. Não haverá tristeza, na cidade de Deus. Nenhum gemido de dor, nem lamento de esperanças esmagadas e afetos enterrados, vai ser ouvido

4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

II.14 - Deus dará este lugar somente aos que vencerem, fora dele estarão os ímpios.

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Ap 21:27 - E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

II.15 - A descrição da Nova Jerusalém: (LER CADA PESSOA UM VERSÍCULO)

9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

13 Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

16 E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.

18 E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

19 E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;

20 O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.

21 E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.

22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

23 E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.

25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

26 E a ela trarão a glória e honra das nações.

Continua no cap 22:

1 E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.


TERCEIRO FATO QUE NOS MOTIVA – Cristo restaurará todas as coisas

III.1 - Ressurreição dos mortos


(I Tessalonicenses 4:16) - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

III.2 - Glorificação do corpo

Rm 8:18-25:

18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?

25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos

III.3 - Todo o universo e o homem

22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

III.4 - E julgará os ímpios e os espíritos rebeldes

Rm 2:3-11: E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?

4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;

6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:

7 A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;

8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;

9 Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;

10 Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; 11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

Ap 20:11-15:

11 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

III.5 - Juízo contra a grande serpente

16 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.


Quarto fato que nos motiva a esperança

Deus nos promete um grande derramar do Seu Espírito neste tempo

O Espírito sendo derramado sobre toda carne: velhos, jovens e servos

Joel 2:28

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.

32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo;

Poder do Espírito para uma vida vitoriosa

At 1:8

Mas recebereis poder (gr. δυναμις - dynamis), ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalem, Judéia, Samaria e até os confins da terra.

Mc 16:15

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.


Conclusão

Cristo vem sem demora para buscar sua Igreja. Isto é motivo de gozo e alegria para os crentes. Contudo é importante que atentamos para os alertas que o Espírito Santo nos dá de vigilância: pois aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mc 13:13).

Apocalipse 21: 12-20:

12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

20 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Nenhum comentário: