segunda-feira, 16 de março de 2009

A Suprema Grandeza do Seu Poder

Neste início de ano, após terminar a leitura de toda a bíblia (terminei os profetas maiores que faltavam) propus no meu coração de fazer um estudo mais aprofundado do Novo Testamento principalmente das cartas paulinas. Estou aproveitando as aulas de N.T. III do Seminário para me auxiliar neste estudo pessoal. Já peguei alguns (ou vários comentários) e estou me divertindo e me deliciando com tanta sabedoria deste nosso Apóstolo querido. Seu conhecimento da Lei e de todo o Velho Testamento deu ao Novo Testamento toda a sabedoria celestial que era digno.

Ok, após esta pequena explicação, gostaria de iniciar a meditação. =D 
Terminei de ler Romanos, 1 e 2a Corintios, Galatas, mas não tive tempo para postar no blogger porém ao ler Efésios não pude me conter com o manjar espiritual que me alimentei hoje de manhã.
Então, vamos ao ponto: 
A primeira iluminação que gostaria de compartilhar foi a que consta em Ef 1:18-20: "iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais" e continua até o verso 23 falando da exaltação de Cristo.

Pois então, a oração que Paulo fez pelos seus leitores também me alcançou porque no momento que li este versículo meus olhos se abriram e eu pude entender acerca destes três aspectos da nossa realidade em Cristo: 
Primeiro - para saberdes qual é a esperança do seu chamamento
Segundo - qual a riqueza da glória da Sua (de Cristo) herança nos santos 
e Terceiro - qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos (ver também Ef.3:20)
Quero me deter porém no terceiro aspecto da nossa realidade em Cristo, que foi o que mais me chamou a atenção.
DEUS QUER QUE NÓS EXPERIMENTEMOS A GRANDEZA DO SEU PODER!!! O MESMO PODER DO PAI QUE RESSUSCITOU JESUS! QUE O EXALTOU ACIMA DE TODOS NO CÉU E NA TERRA E COLOCOU E O FEZ SENTAR À SUA DIREITA!
As vezes eu penso que Deus se importa conosco de maneira surreal! Na verdade sempre que tento compreender o Amor de Deus e Seu plano para nós eu penso isso. Se for pecado, eu já pedi perdão no último sábado em que orava, pois dizia: Senhor tu és muito bom acima da própria compreensão humana!
E mais adiante Paulo vai dizer em Ef.3:20 - que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos segundo o Seu poder que opera em nós!
SEGUNDO O SEU PODER QUE OPERA EM NÓS!
Nós temos participação na manifestação deste poder para o mundo! Pois é "Segundo opera em nós"! (parte c do verso) Nós (seu Corpo, a Igreja) somos o agente de transformação de Deus no mundo. Somos seus embaixadores, representantes etc. Aprouve a Ele nos escolher e nos usar para cumprir seu Plano.
O Cabeça do Corpo é Cristo. Ele dá o comando, porém nós obedecemos. Nós nos submetemos à Sua direção e manifestamos o Seu poder para o mundo. Para que todos vejam o Filho de Deus vivo, ressurreto e glorificado acima de todos os céus.

Tenho ainda mais duas considerações de Efésios que postarei em breve!!!

Nenhum comentário: