quinta-feira, 19 de março de 2009

Soberana vocação


Esta manhã continuei o estudo das cartas de Paulo e foi realmente uma grande bênção. A carta aos filipenses mecheu profundamente em meu coração e eu gostaria de compartilhar com vocês alguns dos momentos que tive com Deus nessa meditação.


O trecho que nesta manhã marcou meu coração foi a passagem da "soberana vocação".


Está escrito em Fp 3:13-14: Irmãos, quanto a mim, nao julgo havê-lo alcançado (a perfeição, ver vs anterior) ; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que aiante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.



Amados, no momento que eu li estes versículos parece que começou a fazer um reboliço dentro do meu interior. Vieram em meus pensamentos vários momentos da minha vida. Concumitantemente parece-me ter analisado tanto o meu passado quanto o meu presente e meus planos futuros de estar agradando a Deus e andar na Sua Presença.



As palavras de Paulo porém não são de fuga do passado, ou de fraqueza em relação a ele. São porém de enfrentamento e coragem. Ele encara o seu passado e o supera ao esquecê-lo pois está ciente das coisas que possui em Cristo: "todas as coisas se fiseram novas". Cristo deu à sua vida um novo parecer a respeito de tudo.



Então ele diz: Avançando para as coisas que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo. Os verbos avançar e prosseguir são chaves para entendermos o que ele queria dizer. Os olhos de Paulo agora estavam não mais no passado, não! mas sim na esperança que ele tem agora em Cristo: a esperança da glória. E nisso ele dedica a sua vida. No avanço, no prosseguimento em conquistar o prêmio que é a salvação.



O verso 16 completa: Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

E creio que este versículo fecha nosso pensamento ao dizer que devemos viver sobre o firme fundamento que temos em Cristo. É a nossa nova vida, o Seu Santo Espírito em nós, a salvação, a esperança da glorificação do corpo e vida eterna na morada celestial. Um "lugar" para sempre face a a face com Deus.

2 comentários:

George Huxcley disse...

Olá, Ótimo estudo Alê, continue nos edificando...

Shallom

Cássio disse...

ta massa!